segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pausa Breve

Não por acaso, estava numa fila imensa numa loja e vi esse livro: A Essencial Arte de Parar. Achei a capa interessante e o preço, mínimo. Como ando sempre correndo, resolvi levar ele pra casa.

Cada linha do livro, li como que se estivesse vivendo uma pausa. Ele fala sobre diversos tipos de paradas, e sua importância em nossas vidas. A que mais me identifiquei foi a Pausa Breve. É a pausa que você dá quando precisa de ar por um minutinho só, se você só tiver isso para aquele momento. É quando você respira fundo e apaga todos os problemas do pensamento.

Resolvi aplicar a Pausa Breve no meu dia a dia. Já começo o dia fazendo isso. Vou para a sacada, observo meus gatos andando. O solzinho fraco vai deixando tudo à nossa volta num tom de laranja fosco, com brilhinhos de poeira. Minha gata senta-se ao meu lado, aperta os olhinhos e olha na mesma direção que eu, para o nada. É muito restaurador. Parece que ela entende que eu preciso daquele momento.

Ao longo do dia, faço diversas Pausas Breves. Antes de comer, agradeço e abençoo o alimento, coisa que sempre fiz, mas que agora tomou uma proporção maior na minha vida. No final da tarde, vou até um cantinho do prédio em que trabalho, sozinha, levo uma caneca com chocolate quente e um livro para ler um capítulo e depois só observar o sol se pondo. É incrível como fazer somente isso já mudou minha forma de pensar muitas coisas.

Espero que você também faça isso. Ficar sozinho com você mesmo é apreciar a pessoa maravilhosa e única que é. É prestar atenção às coisas que te fazem bem, às coisas que você tem a oferecer às outras. Abrir espaço para uma percepção profunda de você mesmo e do mundo.













2 comentários:

  1. Rú, isso funciona mesmo! Uma pausinha breve...um momento a mais... é tão bom...não fizia muito isso antes, e por isso acabava por deixar a vida passar sem apreciá-la pra valer...correria..cansaço..prazos..eram coisas que ocupavam um bom tempo da minha vida...e isso não faz bem...não faz bem pra ninguém...a partir do momento que nos dedicamos ao autoconhecimento, a pausas breves...nos tornamos mais humanos, mais gente...refletimos sobre o nosso eu e aprendemos a dar mais valor àquilo que realmente importa...tomamos para nós aquilo o que era para ser desde o começo... a essência do divino... o SER humano.

    Beijos, Rú!

    Tô adorando essa sequência de textos maravilhosos e inspiradores...juro...eles tem me servido como uma dose diária (ou quase diária porque tem dia que é tão corriiiido...hehehehe) de inspiração de como ser mais humana numa cidade que é quase que inevitável deixar a vida no piloto automático.

    Agora é beijos de verdade..heheheh

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. La, como sempre digo, é mto saber saber que vc gosta dos textos! E uma pena que eu não consiga escrever mais, hehehe!

    Achei o seu pensamento mto verdadeiro, mto bom poder compartilhar com pessoas amigas, né? :)

    Beijos!

    ResponderExcluir